FC ConcursosFC Concursos

Questão FC887666

Sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH), marque a alternativa INCORRETA.

Sem classificação

CRS (PM MG) · 2026

Sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH), marque a alternativa INCORRETA.

  1. O tratamento medicamentoso se mostra mais eficaz em diminuir os sintomas do TDAH que as terapias adjuvantes.
  2. A ausência de sintomas durante a avaliação clínica exclui o diagnóstico pois os sintomas descritos devem estar presentes em todos os ambientes da criança.
  3. Na ocorrência de associação com Transtorno de Humor ou Transtornos ansiosos estes devem ser tratados sempre que possível antes dos Sintomas do TDAH.
  4. A dose dos fármacos psicoestimulantes devem ser tituladas até a maior dose capaz de controlar os sintomas sem efeitos colaterais ao invés da titulação baseada em dose por peso.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

B

Comentário do professor

A afirmativa é incorreta porque a ausência de sintomas durante a avaliação clínica não elimina o diagnóstico de TDAH. Os sintomas podem ser flutuantes ou silenciados em ambiente clínico por ansiedade, esforço consciente ou presença do avaliador.

O diagnóstico baseia-se em história detalhada e em informações de terceiros, como pais e professores, além de escalas de avaliação e registros escolares. É exigido que os sintomas ocorram em dois ou mais ambientes e provoquem comprometimento clínico, mas não que sejam observados no momento da consulta.

Portanto, a avaliação deve integrar múltiplas fontes e documentos clínicos; a observação direta é útil, porém insuficiente para excluir TDAH.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo