Questão FC887681
Lactente de 1 mês é levado ao pronto atendimento com relato de vômitos volumosos não biliosos após as mamadas, de início há 7 dias. Não apresentava febre ou diarreia. Ao exame físi
Sem classificação
CRS (PM MG) · 2026
Lactente de 1 mês é levado ao pronto atendimento com relato de vômitos volumosos não biliosos após as mamadas, de início há 7 dias. Não apresentava febre ou diarreia. Ao exame físico: desidratado, emagrecido, com apetite voraz e ondas peristálticas visíveis no epigástrio.
Considerando o caso clínico acima, marque a alternativa CORRETA.
- O distúrbio acidobásico associado ao quadro é a acidose metabólica hipoclorêmica.
- O uso de eritromicina em lactentes jovens tem sido associado ao aumento da incidência dessa patologia.
- A ausência de vômitos biliosos afasta a hipótese de obstrução intestinal.
- A ultrassonografia abdominal tem baixa sensibilidade e especificidade para esse diagnóstico.
Mostrar resposta e comentário
Gabarito
B
Comentário do professor
Eritromicina, um macrolídeo, tem sido associada ao aumento da incidência de estenose hipertrófica do piloro em lactentes, especialmente quando administrada nas primeiras semanas de vida.
Mecanismo provável: a eritromicina age como agonista dos receptores da motilina, estimulando contrações gástricas intensas. Esse estímulo repetido pode levar à hipertrofia do músculo pilórico e consequente obstrução do esvaziamento gástrico.
Clinicamente isso explica os sinais do caso: vômitos não biliosos e em jato, apetite voraz, ondas peristálticas visíveis, desidratação e emagrecimento, típicos da estenose pilórica.
Portanto, o histórico de uso de eritromicina em lactentes jovens é um fator de risco reconhecido e deve ser considerado na investigação dessa condição.
Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em