FC ConcursosFC Concursos

Questão FC890246

Homem de 32 anos, sem comorbidades, inicia tratamento para um primeiro episódio depressivo moderado com sertralina. Após 4 semanas de uso, ele relata melhora significativa do humor

Farmacologia (Medicina)

FGV · 2026

Homem de 32 anos, sem comorbidades, inicia tratamento para um primeiro episódio depressivo moderado com sertralina. Após 4 semanas de uso, ele relata melhora significativa do humor, mas queixa-se de um efeito colateral sexual que o incomoda muito.

 

O efeito colateral mais provável e a conduta mais adequada são, respectivamente:

  1. aumento da quantidade de líquido seminal - reduzir a dose do medicamento;
  2. anorgasmia - avaliar a possibilidade de trocar para bupropiona;
  3. priapismo - suspender o medicamento imediatamente;
  4. ejaculação precoce - adicionar um ansiolítico;
  5. candidíase - adicionar um antifúngico.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

B

Comentário do professor

Anorgasmia é um efeito colateral sexual comum de antidepressivos da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina, como a sertralina. Aumentos da neurotransmissão serotoninérgica podem retardar ou impedir o orgasmo, mesmo quando o humor melhora após algumas semanas de tratamento.

A conduta adequada é avaliar a possibilidade de trocar para bupropiona. A bupropiona (inibidor de recaptação de noradrenalina e dopamina) tem menor impacto sobre a função sexual e pode até melhorar sintomas sexuais induzidos por ISRS. Antes de trocar, investigar causas orgânicas, revisar outras medicações e discutir com o paciente o impacto dos sintomas.

Se optar pela troca, fazer desmame e início gradual do novo antidepressivo (cross-taper), monitorar resposta depressiva e efeitos adversos, e decidir em conjunto considerando risco-benefício.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo