Questão FC890248
O monitoramento de pacientes em uso de medicamentos de longo prazo é essencial para a segurança. Um paciente em uso de lítio há 5 anos para transtorno afetivo bipolar comparece par
Farmacologia (Medicina)
FGV · 2026
O monitoramento de pacientes em uso de medicamentos de longo prazo é essencial para a segurança. Um paciente em uso de lítio há 5 anos para transtorno afetivo bipolar comparece para consulta de rotina relatando poliúria, polidipsia e tremor fino nas mãos.
Diante desse quadro, deve ser realizado teste laboratorial visando a:
- avaliar função renal;
- verificar lipidograma;
- detectar leucocitose;
- verificar redução do sódio sérico;
- avaliar elevação discreta da glicemia de jejum.
Mostrar resposta e comentário
Gabarito
A
Comentário do professor
O paciente em uso crônico de lítio apresenta sinais sugestivos de comprometimento renal funcional. Por isso é indispensável avaliar a função renal.
O lítio é excretado pelos rins e pode causar diabetes insípido nefrogênico, caracterizado por poliúria e polidipsia devido à resistência tubular ao ADH; tremor fino também é afeito correlacionado ao acúmulo do fármaco.
Solicite exames: ureia, creatinina sérica e cálculo da TFG (eGFR), eletrólitos séricos e avaliação da osmolaridade urinária ou diurese/urina 24h quando indicado.
Esses testes detectam redução da filtração e disfunção tubular, orientando ajuste de dose, necessidade de suspensão ou medidas para proteger a função renal.
Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em