Questão FC890261
Uma mulher de 28 anos inicia uso de amitriptilina 75 mg ao dia para tratamento de migrânea. Uma semana após o início, ela triplica a dose e participa de uma festa, quando consome b
Medicina Intensiva, Urgência e Emergência
FGV · 2026
Uma mulher de 28 anos inicia uso de amitriptilina 75 mg ao dia para tratamento de migrânea. Uma semana após o início, ela triplica a dose e participa de uma festa, quando consome bebidas alcoólicas. Na madrugada, é encontrada desacordada em seu quarto. No pronto-socorro, apresenta-se com coma, midríase, taquicardia e hipertermia.
A síndrome mais provável e o mecanismo fisiopatológico envolvido são, respectivamente:
- síndrome anticolinérgica central - bloqueio dos receptores muscarínicos;
- síndrome neuroléptica maligna - bloqueio dos receptores D2 no hipotálamo;
- síndrome serotoninérgica - inibição da recaptação de serotonina;
- intoxicação por lítio - acúmulo de lítio no sistema nervoso central;
- crise colinérgica - inibição da acetilcolinesterase.
Mostrar resposta e comentário
Gabarito
A
Comentário do professor
A apresentação clínica descrita indica a síndrome anticolinérgica central, compatível com intoxicação por amitriptilina em dose elevada. Tricíclicos têm potente efeito antagonista sobre os receptores muscarínicos, principalmente M1 no sistema nervoso central e M2/M3 no periférico.
O bloqueio dos receptores muscarínicos explica a triagem de sinais: no SNC, a antagonização de M1 provoca confusão, agitação que pode progredir para coma; perifericamente, a perda do tónus parassimpático gera midríase (ausência de constrição pupilar), taquicardia (redução do efeito vagal) e hipertermia por redução da sudorese e disfunção da regulação hipotálâmica.
A ingestão alcoólica e a superdosagem aumentam a depressão clínica, mas o mecanismo patogênico principal é o bloqueio muscarínico. O tratamento é de suporte e, em casos selecionados, uso de físicamente dirigido do antídoto específico (fisiostigmina) sob supervisão.
Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em