FC ConcursosFC Concursos

Questão FC890282

Um homem de 46 anos apresentava sintomas de tristeza profunda, ideação suicida, anedonia e hipersonia há cerca de três meses. Após tratamento com inibidor seletivo da recaptação de

Psiquiatria

FGV · 2026

Um homem de 46 anos apresentava sintomas de tristeza profunda, ideação suicida, anedonia e hipersonia há cerca de três meses. Após tratamento com inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS), a família relatou melhora da depressão. Durante nova consulta, foi relatado que, após a melhora do quadro depressivo, o paciente passou a apresentar episódios de energia aumentada e fala acelerada, que nunca haviam sido mencionados anteriormente.

 

O diagnóstico mais provável é:

  1. distimia;
  2. transtorno de ansiedade;
  3. transtorno bipolar tipo II;
  4. transtorno depressivo maior recorrente;
  5. transtorno de ajustamento com humor deprimido.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

Certo

Comentário do professor

O quadro descrito é compatível com transtorno bipolar tipo II porque reúne os dois elementos centrais da doença: pelo menos um episódio depressivo maior (três meses de tristeza profunda, anedonia, hipersonia e ideação suicida) e ocorrência de pelo menos um episódio hipomaníaco.

Os episódios de energia aumentada e fala acelerada após melhora do quadro depressivo sugerem hipomania, caracterizada por mudanças perceptíveis no comportamento, aumento de atividade e verbalização mais rápida, sem necessidade de hospitalização ou prejuízo psicótico grave.

Importante: a hipomania pode ser desencadeada por ISRS ou outros antidepressivos, o que revela uma tendência bipolar subjacente. Portanto o diagnóstico é transtorno bipolar tipo II, que se define por depressão maior combinada com hipomanias recorrentes.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo