FC ConcursosFC Concursos

Questão FC513092

Com relação à assistência de enfermagem ao adulto portador de transtorno mental e da composição da rede de atenção psicossocial no âmbito do SUS, julgue o item subsequente. Embora

Fundamentos e Práticas Gerais da Enfermagem

CEBRASPE (CESPE) · 2025

Com relação à assistência de enfermagem ao adulto portador de transtorno mental e da composição da rede de atenção psicossocial no âmbito do SUS, julgue o item subsequente.

 

Embora o uso de psicofármacos benzodiazepínicos seja um dos recursos para o tratamento em saúde mental, pacientes sob seu efeito manifestam, em geral, impregnação motora e perda da mímica facial, acompanhada de tremor de repouso.

Mostrar resposta e comentário

Gabarito

Errado

Comentário do professor

A afirmação foi julgada ERRADO porque descreve efeitos típicos de neurolépticos, não de benzodiazepínicos. Termos como “impregnação motora”, “perda da mímica facial” e “tremor de repouso” correspondem a efeitos extrapiramidais decorrentes de bloqueio dopaminérgico por antipsicóticos.

Os benzodiazepínicos provocam, em geral, sedação, depressão do sistema nervoso central, risco de depressão respiratória especialmente em associação com outros depressores, perda de coordenação, amnésia e dependência com uso prolongado. Não são características típicas tremor de repouso nem perda da mímica facial.

Para o cuidado de enfermagem, é importante reconhecer sinais motores como indicativos de uso de neurolépticos e monitorar pacientes em benzodiazepínicos para sedação, risco de queda e insuficiência respiratória, ajustando condutas conforme equipe de saúde mental.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo