FC ConcursosFC Concursos

Questão FC513624

Considerando o potencial efeito tóxico dos medicamentos, julgue o item a seguir. Medicamentos como o Nitroprusseto podem provocar metemoglobinemia devido à formação de cianeto no e

Toxicologia e Análises Toxicológicas

CEBRASPE (CESPE) · 2025

Considerando o potencial efeito tóxico dos medicamentos, julgue o item a seguir.

 

Medicamentos como o Nitroprusseto podem provocar metemoglobinemia devido à formação de cianeto no eritrócito.

Mostrar resposta e comentário

Gabarito

Certo

Comentário do professor

A assertiva é certa porque o nitroprussiato de sódio, além de liberar óxido nítrico, sofre biotransformação que libera cianeto em contato com o sangue.

No eritrócito o composto pode oxidar a hemoglobina, convertendo \(Hb^{2+}\) em \(Hb^{3+}\), ou seja formando metemoglobina, e também gerar complexos do tipo cianometemoglobina.

Essa dupla via explica por que tanto a metemoglobinemia quanto a toxicidade por cianeto são riscos do fármaco, especialmente em infusões prolongadas ou doses altas.

Clinicamente importa monitorar saturação e sinais de intoxicação; o manejo inclui antídotos como tiossulfato de sódio ou hidroxocobalamina e, para metemoglobinemia, blue de metileno.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo