FC ConcursosFC Concursos

Questão FC514355

A respeito de emergências em psiquiatria, julgue o item a seguir. O prolongamento do intervalo QTc ocasionado pelo uso de antidepressivos tricíclicos pode resultar em um tipo de ta

Psiquiatria

CEBRASPE (CESPE) · 2025

A respeito de emergências em psiquiatria, julgue o item a seguir.

 

O prolongamento do intervalo QTc ocasionado pelo uso de antidepressivos tricíclicos pode resultar em um tipo de taquicardia ventricular polimórfica conhecida como torsades de pointes.

Mostrar resposta e comentário

Gabarito

Certo

Comentário do professor

Os antidepressivos tricíclicos (ex.: amitriptilina, imipramina) podem provocar bloqueio de canais de potássio cardíacos, retardando a repolarização ventricular e levando ao prolongamento do intervalo QTc no ECG.

Esse prolongamento aumenta a suscetibilidade à torsades de pointes, uma taquicardia ventricular polimórfica caracterizada pela alteração contínua do eixo e da amplitude dos complexos QRS (aspecto de “torção”), com risco de evolução para fibrilação ventricular e morte súbita.

Fatores que elevam o risco: superdosagem, hipocalemia, bradicardia e uso concomitante de outros fármacos que prolongam o QT. Conduta inicial: suspender o agente, monitorização cardíaca, correção eletrolítica e administração de sulfato de magnésio; se instabilidade hemodinâmica, cardioversão elétrica.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo