FC ConcursosFC Concursos

Questão FC688103

Um aluno apresenta transtorno de aprendizagem que dificulta a expressão escrita, letras ilegíveis, separadas, sobrepostas ou com ligações distorcidas, traços muito grossos ou muito

Psicologia Clínica e da Saúde

QUADRIX · 2025

Um aluno apresenta transtorno de aprendizagem que dificulta a expressão escrita, letras ilegíveis, separadas, sobrepostas ou com ligações distorcidas, traços muito grossos ou muito finos, lentidão na escrita, escrita desorganizada e postura gráfica incorreta.

 

Com base nessa situação hipotética, assinale a opção que apresenta o diagnóstico desse aluno.

  1. discalculia
  2. afasia
  3. disortografia
  4. disgrafia
  5. TDAH
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

D

Comentário do professor

Disgrafia é um transtorno de aprendizagem específico que compromete a qualidade e a fluidez da escrita. Manifesta-se por letras ilegíveis, espaçamento inadequado, ligações distorcidas entre grafemas, traços excessivamente grossos ou finos, lentidão e postura gráfica incorreta.

Esses sinais refletem dificuldades tanto nos aspectos motores da escrita quanto no planejamento visuoespacial e na automatização do gesto gráfico. A escrita fica desorganizada e cansativa, afetando a expressão escrita independente do nível intelectual.

A condução adequada envolve avaliação multiprofissional (pedagógica, fonoaudiológica e ocupacional) e intervenções que combinam treino motor fino, estratégias pedagógicas e recursos compensatórios, como uso de teclado e tempo adicional em avaliações.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo