Questão FC308696
Em um dia quente de verão, um senhor idoso, obeso, usuário de Haldol, é encontrado no leito, prostrado, com temperatura de 39°C, sinais de desidratação, flacidez muscular, hiporref
Medicina Legal
FGV · 2021
Em um dia quente de verão, um senhor idoso, obeso, usuário de Haldol, é encontrado no leito, prostrado, com temperatura de 39°C, sinais de desidratação, flacidez muscular, hiporreflexia, sem sinais de AVC, hipotenso. O ECG mostrava taquicardia e traçado normal. Ausência de outros sinais.
O quadro descrito indica:
- insolação;
- apenas desidratação;
- infarto miocárdico;
- exaustão térmica;
- Covid-19.
Mostrar resposta e comentário
Gabarito
D
Comentário do professor
A descrição do caso é compatível com exaustão térmica: temperatura elevada (≈39°C), prostração, sinais de desidratação, hipotensão e taquicardia compensatória, com músculos flácidos e hiporreflexia, sem evidência de déficits neurológicos focais.
Fisiopatologicamente ocorre intensa vasodilatação cutânea e perda de líquidos/eletólitos por suor, levando à hipovolemia e queda da pressão; a taquicardia é resposta compensatória. A fraqueza e hiporreflexia refletem desidratação e distúrbios hidroeletrolíticos.
O quadro é favorecido por fatores como idade avançada, obesidade e uso de Haldol, que prejudica a termorregulação. A ausência de sinais de acometimento neurológico grave sustenta a hipótese de exaustão térmica.
Reconhecimento rápido é importante: medidas de resfriamento e reposição volêmica são as intervenções iniciais indicadas.
Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em