FC ConcursosFC Concursos

Questão FC549935

Indique a alternativa que associa corretamente um sintoma decorrente dos efeitos colaterais do tratamento oncológico em idosos e um dos manejos propostos pela Diretriz BRASPEN de T

Nutrição no Idoso

VUNESP · 2024

Indique a alternativa que associa corretamente um sintoma decorrente dos efeitos colaterais do tratamento oncológico em idosos e um dos manejos propostos pela Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Envelhecimento (2019).

  1. Disfagia; fracionar a alimentação de 5-6 refeições/dia, com a oferta de alimentos macios e úmidos, além de amassar alimentos sólidos.
  2. Xerostomia; evitar consumir frutas cítricas e com alto teor de líquidos.
  3. Disgeusia; evitar ingerir alimentos ricos em zinco e cobre, como milho, feijão, cereais de trigo, aveia, ovos, carne assada, entre outros.
  4. Náuseas e vômitos; evitar alimentos gelados, como sorvetes, e frutas cítricas, como laranja e limão.
  5. Mucosite; aumentar a ingestão de alimentos ácidos e de preparações condimentadas.
Mostrar resposta e comentário

Gabarito

A

Comentário do professor

Disfagia em idosos submetidos a tratamento oncológico decorre frequentemente de mucosite, xerostomia, alterações sensoriais, neuropatia e perda de massa muscular da via deglutitória. Essas alterações comprometem a formação e propulsão do bolo alimentar, aumentando o risco de engasgo, aspiração e redução da ingestão energética e proteica.


A Diretriz BRASPEN recomenda fracionar a alimentação em 5–6 refeições/dia e oferecer alimentos macios e úmidos, além de amassar alimentos sólidos. Refeições menores reduzem o esforço de deglutição e a fadiga; texturas úmidas e macias facilitam a coesão e o trânsito do bolo; alimentos amassados diminuem a necessidade de mastigação e o risco de obstrução. Essas medidas favorecem a segurança da alimentação e ajudam a manter aporte nutricional adequado.

Conteúdo do catálogo FC Concursos · Atualizado em

Continue aprendendo